quarta-feira, 4 de junho de 2014

Coluna Esportiva por Nahayana Fiore

Vôlei
Seleção Masculina
A Seleção Brasileira Masculina tenta superar a má fase na Liga Mundial. Com apenas uma vitória em quatro jogos, o grupo que teve alguns desfalques nas primeiras partidas, e conta com a volta de alguns jogadores e o entrosamento que já está sendo intensificado em uma semana intensa de treinos.
A Seleção passou por duas derrotas para a Itália, em Jaraguá do Sul, venceu a primeira partida contra a Polônia, mas perdeu confronto seguinte, na cidade de Maringá.  Na sexta-feira (6), o Brasil volta à quadra contra o Irã, sabendo que não pode desperdiçar pontos para seguir na briga por um lugar na fase do campeonato. A partida será às 10h, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Seleção Feminina
As brasileiras terminaram o Torneio de Montreux, na Suíça, em 5º lugar. Elas venceram seus dois primeiros jogos, diante da Suíça e China, mas por causa de uma melhor pontuação da seleção russa, o Brasil terminou a primeira fase em terceiro lugar no grupo A. Fora da disputa pelo título após ficar atrás das rivais nos critérios de desempate, as brasileiras encararam as japonesas e venceram por 3 sets a 1 (19/25, 25/20, 25/11, 25/22), ficando com o quinto lugar na competição.
O torneio de Montreux foi a primeira competição da seleção brasileira feminina na temporada 2014, e teve como principal objetivo servir de preparação para o Campeonato Mundial, que acontece em setembro, na Itália. 

Na disputa pelo primeiro lugar, a Alemanha derrubou os Estados Unidos e venceram o torneio. As russas fecham o pódio em terceiras.

 

Futebol

Brasileirão Série A

Campeonato que parou para a Copa do Mundo na sua 9ª rodada e volta a ser disputado dia 16/07, tem até este momento no G4 o Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e São Paulo, e na zona de rebaixamento o Coritiba, Vitória, Flamengo e Figueirense. Quando a competição retornar, será aberta a janela do mercado internacional para vendas e compras de jogadores.

 

Atlético Paranaense

O Clube Atlético Paranaense está em 11º na classificação. Com três vitórias, quatro empates e duas derrotas, o clube terá vários desafios após parada. Primeiro: quem será o técnico? Por enquanto, Leandro Ávila, ainda está como interino no cargo, mas com duas vitórias seguidas, ele tem chances de ser efetivado pela diretoria. Outro problema é a carência de setores como a defesa e o meio-campo, que deve ser resolvida com o fortalecimento do elenco após pausa do campeonato.

Dentro de campo, o Furacão precisa corrigir a defesa, considera uma das piores do campeonato, com 12 gols sofridos, e manter o embalo mostrado nas últimas rodadas. O primeiro compromisso depois do descanso será contra o Flamengo, 16 de julho, no Rio de Janeiro, pela 10ª rodada.

 

Coritiba

Na zona do rebaixamento, o Coritiba enfrenta problemas com “pontaria”. O time é a terceira equipe que mais chutou a gol nas nove rodadas do Campeonato Brasileiro, número esse que poderia melhorar a quantidade de gols marcados, e por consequência sua colocação na tabela. Mas não é só este problema que o elenco terá que trabalhar. Em nove jogos, o time somou sete pontos, com quatro empates, quatro derrotas e apenas uma vitória. O elenco não está ruim, o que está faltando é entrosamento e detalhes técnicos que podem ser corrigidos nesta pausa, que beneficiará muito todos os times que ainda não “se acharam”, principalmente os que estão mais embaixo na tabela, que terão a oportunidade de trabalhar novos esquemas táticos e ter a oportunidade de corrigir aquilo que não estava indo bem. Quando voltar da pausa, o Coritiba enfrenta o Figueirense em casa, e terá mais nove jogos para sair da zona de rebaixamento.

 

Brasileirão Série B

O Paraná Clube ainda tem uma partida antes da “paradinha” da Copa. O clube enfrenta o Luverdense na Vila Capanema, na sexta-feira (6), às 19h30. Mas para dar um animo no time, o amistoso contra a seleção da Austrália, na cidade de Cariacica, na Grande Vitória, segunda-feira (2), deu a oportunidade para o técnico Claudinei Oliveira analisar o elenco e definir quais setores ainda precisam de reforços. O jogo também auxiliou para que pudessem observar alguns jogadores que ainda não haviam aparecido tanto no campeonato, e com isso aproveitar a pausa para trabalhar esses setores.
Mas um dos maiores problemas que o clube está passando é a crise financeira. Sabemos que às vezes os jogadores fazem “corpo mole” para justificar a falta de pagamento, mas isso não é desculpa para falta de qualidade. A diretoria do tricolor terá a pausa - sem jogos, sem dinheiro – para conseguir colocar o clube em ordem. Terá que definir o que fazer tanto fora de campo – empresários e parceiros - quanto dentro de campo, com o elenco.

Tênis
Masculino
O campeonato mais famoso está chegando a sua reta final. Mesmo com a saída, considerada precoce, do suíço Roger Federe, as semifinais de Roland Garros estão definidas. Na primeira semifinal, o espanhol Rafael Nadal, que já venceu o torneio oito vezes, irá enfrentar o britânico Andy Murray, que eliminou o dono da casa, o francês Gael Monfils por três sets a dois. A outra semifinal será entre o sérvio Novak Djokovic, que busca título inédito na carreira e o letão Ernest Gulbis. A primeira partida será na sexta-feira entre Djokovic e o letão. Nadal joga no sábado contra o britânico.

Feminino
A alemã Andrea Petkovic teve uma vitória muito segura contra a italiana Sara Errani, pelo placar de dois sets a zero, com um duplo 6/2. Curiosamente, a outra partida das quartas de finais entre a romena Simona Halep e a russa Svetlana Kuznetsova, obteve o mesmo resultado com vitória da romena. As duas se enfrentarão nas semifinais, que terá a outra partida disputada entre a russa Maria Sharapova e a canadense Eugenie Bouchard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário