terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto que classifica óleos e gorduras como resíduo diferenciado é aprovado na Câmara

Na sessão de terça-feira (20), foi aprovado em plenário por unanimidade, o projeto de inciativa do vereador Aladim Luciano (PV), que “Dispõe sobre o tratamento e destinação final diferenciada de resíduos especiais”.  Segundo o texto, o óleo vegetal e a gordura animal, são substâncias que sofrem mudanças quando submetidas ao aquecimento repetidas vezes. Para completar, o texto diz que quando ambos são usados para frituras domésticas ou industriais, se tornam insolúveis, ou seja, não se misturam com a água. Sendo assim, quando despejados na pia, ou descartados de forma inadequada, os danos para o meio ambiente são catastróficos. Os problemas vão do entupimento da tubulação nos locais de despejo, até as galerias e redes de esgoto, pois por consequência, esse material pode chegar até os córregos, rios, lagos, etc.
“O projeto é adiciona-se a legislação que já contempla como resíduos especiais os pneumáticos, as pilhas e baterias, as lâmpadas, as embalagens de tintas, solventes ou óleos lubrificantes e os equipamentos e componentes eletroeletrônicos”, completa o parlamentar. A emenda prevê o prazo de 365 dias para a lei entrar em vigor, após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Os óleos e gorduras passam a ter regras para o descarte, com a aplicação de multas ao consumidor final, fabricantes, importadores e revendedores que descumpri-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário