quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vereador Professor Galdino cobra construção do CRAAR em Curitiba




Professor Galdino requer informações da Prefeitura sobre projeto do CRAAR


Em 2012 o vereador Professor Galdino (PSDB) destinou R$350 mil em emendas orçamentárias para a construção do Centro de Resgate de Animais em Risco (CRAR) destinada à execução em 2013. Porém, em reuniões com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, chegou-se a um consenso que esse valor não cobriria todos os gastos de construção e manutenção do Centro. Com isso, foi realizada uma troca de rubrica para a emenda e ficou definido que esse dinheiro seria utilizado para outras ações na área de defesa animal, como castrações e o projeto Veterinário Mirim.
Segundo assessoria do vereador, esse valor nunca chegou à Secretaria. Também informaram que foi enviado à Prefeitura na semana passada um pedido de informações para saber como esta verba foi utilizada, mas ainda não obtiveram resposta.
Em 2012 o prefeito Gustavo Fruet colocou em seu plano de governo a construção do agora denominado CRAAR (Centro de Referência em Atendimento a Animais em Risco). A troca de nome foi definida em reuniões com a Rede de Proteção Animal de Curitiba (que está ligada à Secretaria de Meio Ambiente). 

A cobrança
Por estarmos quase na metade da atual gestão (dois anos após aprovação da emenda), o vereador cobrou em requerimento protocolado no dia 12 de maio, a execução do projeto do CRAAR no município.
O requerimento solicita informações à Prefeitura Municipal de Curitiba, sobre ações referentes ao projeto. O texto solicita esclarecimento como se há projeto pronto para realizar as obras do CRAAR; quais os prazos previstos para execução; cópias de todo material referente ao Centro, incluindo projetos, estudos e orçamentos realizados pela atual gestão.

“Qual o encaminhamento dado aos animais vítimas de maus-tratos resgatados pela Prefeitura ou pela população? A resposta dessa pergunta resume a importância que o CRAAR terá para a cidade. Ele será uma continuidade à Lei de Defesa Animal, que é de minha autoria. Não adianta só punir os agressores, precisamos de ferramentas para dar nova vida aos animais”, defendeu Galdino. O objetivo do CRAAR é prestar atendimento veterinário gratuito e destinar os animais para adoção. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de também realizar castrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário