quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exercício 09 e 10

*Procure na web outros exemplos de jornalismo cidadão ou colaborativo, além dos que já foram citados no exercício. Cite exemplos de jornalismo colaborativo no Brasil. Que sites incentivam a participação do público no jornalismo? Localize exemplos de sites “hiperlocais” com forte ou exclusiva participação de cidadãos.
Jornalismo colaborativo
Jornalismo Cidadão
Jornalismo Colaborativo
Jornalismo Cidadão

*Você concorda com Mark Potts quando diz que o jornalismo cidadão deve ser feito sem jornalistas? Justifique.

Acho que sim, pois o jornalista vai seguir regras, vai olhar pelo lado profissional no momento de escrever, e não vai deixar aquela voz “do cidadão” escrever de maneira livre.
*Com base em tudo que você observou e pesquisou neste exercício, qual sua avaliação quanto ao assim denominado “jornalismo cidadão”? Trata-se de uma nova modalidade de jornalismo? De um formato “não jornalístico” que se agrega ao jornalismo? De uma moda passageira? De um fenômeno que indica uma ampliação da própria noção de “campo jornalístico” e de suas práticas? 
Um texto bem escrito, por pessoas de qualquer área, função, que saiba o português correto e consegue transcrever para o papel aquilo que é “pedido”. Acho que de uma maneira é um estilo de jornalismo, pois transmite à informação, ele passa o fato para aqueles que querem saber. Pode ser um fenômeno que não se deve deixar expandir de uma maneira que afete os profissionais da área, tem que haver uma separação que determine o profissional e o cidadão “comum”.
*Amplie a discussão incluindo os aspectos relacionados à formação, carreira e desempenho profissional no contexto do jornalismo cidadão. O jornalismo cidadão reduz empregos para os profissionais? A profissão de jornalista corre riscos no futuro, em virtude do avanço do jornalismo cidadão?  
O jornalismo cidadão pode até tirar emprego de profissionais da área, pois se a pessoa sabe escrever, fizer uma pesquisa sobre regras básicas de redação jornalística, e ainda sim escrever para o povo, sem ter que seguir regras, o texto fica mais leve, de fácil leitura e as pessoas tendem a gostar mais desse tipo, do que de um profissional.



*Em uma remodelação de seu site em agosto de 2007, a Folha Online criou uma seção de webcasts (http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/). Visite a seção. Avalie-a. O recurso tem boa qualidade? Apresenta-se como integrado e bem utilizado no corpo do jornal? Como poderia ser melhorado?
Poderia ter mais um pouco de texto, para constar mais dados, detalhes, nomes, endereços, esse tipo de coisa. Mas os vídeos são bem legais.


*Partindo de características básicas do jornalismo na web (hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, atualização contínua, personalização e memória), discuta com seus colegas de grupo buscando estabelecer de que maneira tais características podem ser detectadas em suportes midiáticos anteriores (impresso, rádio, TV). Faça uma tabela elencando elementos representativos dessas características em suportes “tradicionais” (por exemplo, as Cartas dos Leitores são uma forma de interatividade já existente no jornalismo impresso). 

O jornalismo impresso pode ser atualizado, quando ele tem uma tiragem diária. Lógico que não é tão rápido quanto à web, mas podem sair erratas, dados atualizados sobre como alguma matéria, assim como na TV e no radio, mas já esse as atualizações são mais rápidas, quase que instantâneas. Na questão da memória podemos associar as músicas, chamadas vinhetas que lembra aquele determinado programa, jornal, isso tem em todos os meios. A multimídia ela é muito mais livre na web, pois ela pode conter varias tipos de galeria, como fotos, vídeos, áudios, já nos demais meios a radio é somente o áudio, na TV pode ter algumas fotos, um vídeo, um áudio, mas não com muito detalhes e o livre tempo de visualização. A interatividade pode ter muito mais na web e no radio, pois são meios de mais rápido retorno.



fotos
Cartas de leitores
Participação de leitores em tempo real
Atualização de fatos
audio
memória









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