terça-feira, 11 de agosto de 2015

Parapan Toronto 2015


No quarto dia de competições do Parapan 2015, o Brasil já conquistou 132 medalhas, sendo 53 de ouros, 37 de prata e 42 de bronze. Com a maior delegação do evento, com 272 atletas.  Líder do quadro de medalhas no Parapan do Rio em  2007 e Guadalajara 2011, o Brasil visa repetir o primeiro lugar.
Para o ministro George Hilton, o Parapan é um importante teste para os Jogos Rio 2016. “O Brasil está num grupo seleto de países que tratam todos os atletas no mesmo nível. Isso tem sido uma revolução no paradesporto do País e aqui vai ser um teste importante para as Paralimpíadas do ano que vem. Eles têm a tradição de sair na frente, uma capacidade enorme de ganhar medalhas e tenho certeza de que veremos aqui um grande espetáculo”, afirmou em entrevista ao Portal do Brasil.
Escolhida para ser a porta-bandeira no evento, a corredora Terezinha Guilhermina não escondia o orgulho. “É uma emoção indescritível. É um sonho que se tornou realidade e estou feliz e grata às pessoas que me escolheram. Espero estar à altura desse povo lindo, que é o povo brasileiro”.
“No esporte paralímpico, pelo número de medalhas oferecidas na natação e no atletismo, se um país quer ir bem, seja no Parapan, seja na Paralimpíada, a lição de casa é ir bem nessas modalidades. Se você quer estar no top 5, como pretendemos estar no Rio 2016, você tem que estar entre os cinco melhores dessas duas modalidades de qualquer maneira e trabalhar em cima de outras modalidades”, disse Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Outro objetivo será aumentar o número de atletas classificados para as Paralimpíadas de 2016. Por ser país-sede, o Brasil tem vaga assegurada em diversas modalidades. “Uma das características interessantes do Parapan é que todas as competições são qualificatórias para o Rio 2016. Aqui é uma oportunidade de aumentar o número de vagas nas modalidades individuais, já que estamos classificados em todas as coletivas”, comentou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário