segunda-feira, 28 de abril de 2014

CPI do transporte coletivo terá Comissão Especialhttp://www.cmc.pr.gov.br/img.php?foto=28021

Na sessão do dia 15 (terça-feira), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou a criação de uma Comissão Especial para acompanhar os resultados do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo. Depois de um acordo entre lideranças partidárias a votação foi realizada, pois alguns vereadores discordavam sobre a criação de outra comissão, sendo que o regimento interno proíbe mais do que três em funcionamento simultâneo. As comissões em andamento são a dos Oito Objetivos do Milênio, e a da Copa do Mundo, mas existe uma proposta para acompanhar a implantação do metrô.
Para completar, Pedro Paulo (PT), líder da maioria, afirma que as comissões do metrô e a de acompanhamento da CPI serão instaladas, mas somente após as eleições. “Deixamos para depois das eleições, pois em ano eleitoral a tarifa do transporte coletivo sempre sofre e não queríamos que os trabalhos fossem afetados por questões eleitorais. Mas os vereadores devem continuar fazendo seu trabalho de acompanhamento individualmente”, esclareceu.
O vereador Jairo Marcelino que votou desfavorável à comissão de acompanhamento da CPI justificou que a Câmara já fez o seu dever com a entrega do relatório final e encaminhando aos órgãos responsáveis – Ministério Publico e ao Tribunal de Contas – que devem finalizar a análise em busca de soluções. “Nós não podemos nos intrometer e ver o que eles estão falando, isso cabe à sociedade e não a está Casa. Isto foi um ato político. Algumas pessoas que se estão pensando em disputar as eleições e aproveitariam para está na mídia”, justifica. O parlamentar ainda esclarece que deixar a instalação para depois das eleições foi de bom ato, mas que ele é contra mesmo assim.

“É fundamental que a Câmara acompanhe o resultado da CPI, porque nós cumprimos com o nosso papel. Investigamos, apontamos responsabilidades, e os órgãos responsáveis tem que materializar aquilo que foi levantado pela CPI”, argumenta Jorge Bernardi (PDT), que presidiu a CPI do Transporte Coletivo. Bernardi complementa que essa comissão é para que todas as pesquisas, dados levantados, e o trabalho como um todo realizado pela CPI, não seja esquecido e que seja concluído. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário